A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), por meio da Subsecretaria de Direitos Humanos, realiza a partir de 26 de agosto, o curso de Formação em Direitos Humanos: Entendendo a Ditadura e as Comissões da Verdade, na modalidade a distância, via Plataforma Moodle.

Destinado a agentes públicos estaduais e municipais, estudantes universitários e membros da sociedade civil, as aulas terão duração de três meses, com carga horária de 60 horas/aula. Para finalizar a formação e ter acesso ao certificado, o participante deverá obter a média de 60% de aproveitamento em cada módulo.

As inscrições começam nesta sexta-feira (9/8) e os interessados devem fazer a inscrição pelo site www.direitoshumanos.mg.gov.br, menu Programas e Serviços, Cursos e Capacitações, digitando o código SEDPAC469.

A formação contará com três módulos: Direitos Humanos; Justiça de Transição e Comissões da Verdade e A Comissão da Verdade em Minas Gerais apurando as violações aos Direitos Humanos.

Realizado pela Escola de Formação em Direitos Humanos (EFDH), a capacitação tem como objetivo a formação dos profissionais e estudantes que atuam na promoção e proteção dos direitos humanos.

Escola de Formação

A EFDH, iniciativa da Sedese, por meio da Subsecretaria de Direitos Humanos, propõe a formação continuada sobre Direitos Humanos com o objetivo de contribuir para o fortalecimento da democracia, do desenvolvimento, da justiça social e para a construção de uma cultura de paz, por meio da Rede de Educação em Direitos Humanos de Minas Gerais.

Para isso, trabalha temáticas transversais tais como: introdução aos direitos humanos, criança e adolescente, mulher e gênero, diversidade sexual, pessoa idosa, igualdade racial, pessoa com deficiência, comunidades tradicionais, cidadãos em situação de rua, direito à memória e à verdade, entre outros.

As capacitações são realizadas nas modalidades presencial, telepresencial e na plataforma on-line Moodle. São destinadas a agentes públicos estaduais e municipais, estudantes universitários e sociedade civil. As inscrições são abertas mensalmente para cada tema específico.