Divulgação SedeseA Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), por meio da Subsecretaria de Trabalho e Emprego, inicia nesta terça-feira (7/5), na Cidade Administrativa, capacitação para gestores e técnicos dos Sines, CRAS e CREAS no âmbito do programa Qualifica-se. Ao todo serão beneficiados 53 agentes públicos dos Sine e da assistência social de 21 municípios mineiros.

Com o tema “Competências profissionais e sociais para o trabalhador”, a intenção é preparar instrutores para lidarem com as demandas de emprego no interior e região metropolitana. Com isso, temas como “contextualização do mercado de trabalho e comportamento empreendedor” estão entre os principais assuntos da capacitação que terá duração de três dias. As aulas serão ministradas por técnicos da Sedese, do Sebrae, Senac e palestrantes parceiros da área da psicologia, pedagogia e coaching profissional. O evento foi aberto pela chefe de gabinete da Sedese, Gabriela Gervason Reis.

O subsecretário de Trabalho e Empego, Raphael Vasconcelos, explica que a capacitação é uma oportunidade para os municípios se atualizarem, propiciando um ambiente com mais vagas preenchidas.

“É importante que os municípios mineiros estejam preparados para garantir a inserção ao mercado de trabalho, especialmente dos jovens em situação de vulnerabilidade social ”, afirma.

Ainda de acordo com o subsecretário, o fomento ao empreendedorismo também é uma forma de estimular talentos para a geração de emprego e renda local.

Outras iniciativas

A Sedese tem ampliado a empregabilidade de trabalhadores nos 133 postos do Sistema Nacional de Emprego (Sine) por meio do programa Busca Ativa de vagas. A ferramenta faz o cruzamento de dados, viabilizando a ampliação e captação de oportunidades de emprego e a intermediação de mão de obra.

Qualifica-se

O programa Qualifica-se é uma iniciativa da Sedese para promover cursos, palestras, orientação profissional, para os trabalhadores, prioritariamente jovens, que buscam os serviços oferecidos nas unidades dos Sines, CRAS e CREAS. O programa atende ainda, outros setores públicos que prestam serviços no âmbito das políticas de trabalho, emprego e renda para a inserção e ou recolocação no mercado de trabalho.

Enviar para impressão