Encontro na regional de DivinópolisA secretária de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), Elizabeth Jucá, visitou nesta sexta-feira (15/3) a Diretoria Regional da Sedese em Divinópolis, região Centro-Oeste do Estado. Ela participou da reunião do Comitê Regional de Gestão com representantes municipais das cidades que compõe a regional.
Elizabeth Jucá fez uma apresentação da nova estrutura da Sedese e o trabalho que o governo pretende fazer. Na explanação, a secretária ressaltou que tudo precisa ser feito para que o serviço prestado chegue da melhor forma ao cidadão.
“O indivíduo e as famílias estão no centro então o grande desafio será trazer todas as políticas públicas de forma organizada e que atenda às demandas”, disse.
“O território é muito importante e temos de respeitar as características de cada município. Por isso o trabalho será regionalizado e integrado”, complementou.
Ela também falou da importância dos processos seletivos que o Estado está realizando. “Essa é uma política do governador Romeu Zema para que todos participem. Eu também vim do município e passei pelo processo”, exemplificou.
Ao final da apresentação, os representantes dos municípios foram indagados sobre o que esperam das regionais, ressaltando que a construção será coletiva.
Após a fala da secretária foi realizada pelos servidores da Sedese de Divinópolis uma apresentação do trabalho da regional.

Em seguida foi aberta uma roda de debate, onde os representantes dos municípios puderam tirar suas dúvidas, além de relatarem suas dificuldades e demandas à secretária.

Funcionamento

As Diretorias Regionais da Sedese estão distribuídas em 22 cidades em todas as regiões de Minas Gerais: Almenara, Araçuaí, Curvelo, Diamantina, Divinópolis, Governador Valadares, Ituiutaba, Juiz de Fora, Metropolitana (sede em Belo Horizonte), Montes Claros, Muriaé, Paracatu, Passos, Patos de Minas, Poços de Caldas, Salinas, São João del-Rei, Teófilo Otoni, Timóteo, Uberaba, Uberlândia, Varginha.
Nelas são realizados os trabalhos estratégicos para o desenvolvimento local dos municípios no âmbito das políticas públicas de assistência social e do trabalho. As regionais são fundamentais na identificação de redes de atores locais, no fortalecimento da relação entre esses atores e na estruturação dos mecanismos que sustentam o desenvolvimento das políticas públicas da Sedese.
Entre as principais ações das regionais está realizar o assessoramento técnico aos municípios e entidades dentro das áreas de atuação da Sedese com visitas técnicas às cidades, reuniões de atendimento ou apoio técnico aos municípios e entidades, palestras, conferências, seminários, workshop, oficinas e capacitações visando o desenvolvimento social.
Cada regional possui seu modelo de atuação, mas sempre com uma construção conjunta com as demais, com diálogo permanente no intuito de ouvir como se dão as especificidades de trabalho de cada regional e assim conseguir adequar a proposta às necessidades dos municípios.

Enviar para impressão