A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese) programou para a próxima semana uma série de atividades em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, celebrado no dia 8 de março. Entre as ações do “Mês da Mulher” está a videoconferência Mulheres em Pauta, que será realizada das 9h às 12h, no próprio dia 8, por meio da rede Uaitec (Universidade Aberta e Integrada), e contará com várias palestras.

A secretária de Estado de Desenvolvimento Social, Elizabeth Jucá participa do evento juntamente com a superintendente de Prevenção e Mediação de Conflitos da Sedese, Letícia Palma, da promotora de Justiça Especializada no Combate à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, Patrícia Habkovk, e da delegada-geral da Polícia Civil Carla Vidal, chefe do Departamento de Investigações, Orientação e Proteção à Família.

Ainda na parte da manhã, das 10h às 12h, acontece um bate-papo com as servidoras da Sedese sobre finanças pessoais, no espaço Cidade para Todas, no 9º andar da Cidade Administrativa, além do lançamento do curso de Educação a Distância para formação em Diretos Humanos e Cidadania: Direito das Mulheres. A capacitação terá início no dia 20 de março e se encerra no dia 20 de junho.

Na segunda-feira (11/3), também por meio da rede Uaitec, haverá a exibição do curta-metragem “Estado Itinerante”, cujas inscrições já podem ser feitas no site direitoshumanos.mg.gov.br/pagina/programas-e-servicos/cursos-e-capacitações. O filme mostra o cotidiano de mulheres que, no meio urbano, sofrem constantemente com a violência moral e física no trabalho, no bairro e até mesmo em seu lar.

Ele foi aclamado no circuito de mostras e festivais de cinema, tendo sido exibido em mais de 30 eventos no Brasil e no Festival Internacional de Curta-Metragem de Clermont-Ferrand, na França.

Conquistas, Direitos e Autonomia da Mulher

Já no dia 15 de março, também no Espaço Cidade para Todas, na Cidade Administrativa, será realizada a roda de conversa Conquistas, Direitos e Autonomia da Mulher, com a participação da psicóloga clínica e membro da Comissão Mulheres e Questões de Gênero do Conselho Regional de Psicologia, Jeanyce Gabriela Araújo.

Na sexta-feira seguinte, dia 22 de março, a roda de conversa é sobre Sexualidade Feminina, com a presença da psicóloga e sexóloga Regina Lúcia da Silva de Magalhães. Este evento será realizado na Casa de Direitos Humanos, no centro de Belo Horizonte.

Encerrando a programação do “Mês da Mulher” haverá no Espaço para Todas, uma sessão de Musicoterapia – Dinâmica Dança Circular,  indicada para pessoas de qualquer idade ou profissão. Ela auxilia as pessoas a tomarem consciência do seu corpo, a acalmar o emocional, além de trabalhar a concentração e memória. A convidada é Clara Marize, do programa Para Elas, Para Eles, Por Nós – da pós-graduação de Promoção de Saúde e Prevenção da Violência da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Programação da Mulher

programacao  mulher