DIAMANTINA

Regional presta apoio técnico ao município de Santo Antônio do Itambé

Na segunda- feira (9), a Diretoria Regional de Diamantina recebeu a visita da gestora social de Santo Antônio do Itambé, Sueli de Oliveira Mourão, em busca de informações para aprimoramento e operacionalização da Assistência Social no município. A gestora municipal  aproveitou o momento para mostrar os resultados positivos em relação ao Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos,  com ações junto às crianças, adolescentes e adultos que buscam resgatar suas habilidades e potencialidades, por meio de atividades culturais, lúdicas, esportivas, apoio pedagógico  e a promoção de cursos profissionalizantes.

Regional recebe gestora social de Conceição do Mato Dentro

A visita da gestora Beatriz Peixoto Madureira aconteceu na sede da Regional em Diamantina, em 5 de abril, e serviu para esclarecer  dúvidas sobre orçamento e investimentos na política de Assistência Social.

DIVINÓPOLIS

Equipe realiza visita técnica em Aimorés

A presença da equipe da Regional, em 10 de abril, no município permitiu a visita técnica ao Cras e aos responsáveis pela gestão social em Aimorés. Nos encontros foram pontuados:  a oferta de serviços e sua importância, trabalho em rede e direitos sociais

Oficina prepara agricultores familiares

Por iniciativa do Núcleo de Articulação Territorial do Vale do Rio Doce, foi realizada, em 10 de abril, em Aimorés, oficina com agricultores familiares e diretores de escolas.  A oficina abordou a Chamada Pública para compra de produtos da agricultura familiar das escolas estaduais existentes na área de abrangência da Regional de Governador Valadares.

Mariana sedia a 22ª Reunião da CTOS

divinopolis marianaCom a presença da subsecretária de Assistência Social, Simone Albuquerque, e do subsecretário de Trabalho e Emprego, Antonio Lambertucci, foi realizada nos dias 4 e 5 de abril, em Mariana, a 22ª Reunião Ordinária da Câmara Técnica de Organização Social e Auxilio Emergencial (CTOS). Em discussão, a elaboração dos Planos de Ação dos municípios atingidos pelo rompimento da Barragem de Fundão, da Samarco, em 2015. A reunião contou com a participação da secretária Estadual de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social do Espírito Santo, Andrezza Rosalém Vieira, além da representante da Fundação Renova Maria Albanita Roberta de Lima.

Martinho Campos debate orçamento da assistência social

Em busca de orientações sobre Lei Orçamentária Anual (LOA) e sobre o Plano Plurianual (PPA), a secretária Municipal de Desenvolvimento Social  de Martinho Campos, Tereza Cristina de Oliveira, esteve na sede da Regional (4) para debater possíveis mudanças na LOA.

Divinópolis prepara encontro regional do PBF

divinopolis aimores gestaoCom a participação de oito profissionais, representantes da Sedese, por meio da Diretoria Regional e da Superintendência de Ensino e das Políticas de Saúde, Educação e Assistência Social do Município de Divinópolis foi realizado encontro (3) para planejar ações intersetoriais do Programa Bolsa Família (PBF). Ficou definida a realização de encontro regional, com representantes das políticas públicas de Saúde, Educação e Assistência Social de 54 municípios da área de abrangência da Superintendência Regional de Saúde.

Juiz de Fora

Reunião prepara Feira de Economia Solidária no município

Juiz de fora reuniao apjA organização da Feira de Economia Popular Solidária foi o tema de reunião de trabalho (6) com representantes da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares (ITCP) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), da empresa WM Produções e Eventos, da Prefeitura Municipal de Juiz de Fora e da Regional da Sedese. Foranm apresentados o orçamento e o plano de trabalho da feira, marcada para os dias 11 e 12 de maio, em Juiz de Fora.  

Juiz de Fora vai realizar 1ª Reunião Ampliada da Urcmas

juiz de fora urcmasRepresentantes dos municípios de Silveirânia, Dores do Turvo, Descoberto, Goianá e Lima Duarte estiveram na sede da Regional (5) para participar da organização da 1ª Reunião Ampliada da União regional dos Conselhos Municipais de Assistência Social (Urcmas), marcada para maio. Foram definidos prazos para inscrição, nos períodos de 16 a 20 de abril e de 23 a 27 de abril.

MONTES CLAROS

Montes Claros sedia Fórum Técnico - População em Situação de Rua

No primeiro dia do Fórum Técnico do Plano Estadual da Politica Pública (9) foi realizada uma roda de conversa com os participantes, representantes do poder público e sociedade civil, inclusive de moradores e ex-moradores de rua.

O segundo dia contou com apresentações e proposições para 0os encontros regionais. O evento foi promovido pela Secretaria Estadual de Direitos Humanos, Participação Social e Cidadania (Sedpac).

Regional faz visita técnica ao município de São João da Lagoa

Em reunião (4) com a gestora social de São João da Lagoa, Neuza Antunes, a equipe da Regional pôde comprovar que a equipe do Cras está completa, após realização de concurso público em 2017. No equipamento são oferecidos os serviços de convivência e fortalecimento de vínculos,  com oficinas de capoeira para adolescentes de 15 a 18 anos; oficina de música para crianças de 10 a 15 anos, beneficiando um total de 100 alunos; e oficina de artesanato para crianças de 6 a 12 anos.

A equipe da Diretoria Regional também prestou esclarecimentos sobre os benefícios eventuais, como auxílio-funeral e aluguel social e sobre a parceria com o Estado em relação à Proteção Social Especial, entre outros temas.

MURIAÉ

Regional presta apoio técnico a associação de catadores

Durante reunião com representantes da Associação dos Trabalhadores e Coletadores de Materiais Recicláveis de Muriaé, a diretora regional Ana Reis reforçou os critérios de rateio e repasse dos recursos do Bolsa Reciclagem, pelo Governo de Minas, por meio do Centro Mineiro de Referência em Resíduos (CMMR). O encontro, que aconteceu no dia 11 de abril, contou ainda com a presença do vereador de Muriaé Jair Abreu.

Enviar para impressão