reciclagem-SineEntre os dias 10, 11 e 12 de abril, técnicos da Diretoria de Atendimento ao Trabalhador, da Subsecretaria de Trabalho e Emprego (Subte), promoveram a capacitação de mais de 100 atendentes e coordenadores dos postos do Sistema Nacional de Emprego (Sine) e das Unidades de Atendimento Integrado (UAI).

Com 24 horas de duração, a qualificação repassa as atualizações do Sistema Mais Emprego, revisa conteúdos, além de reforçar o conceito de atendimento de qualidade, como explica Shirley Aparecida, da Diretoria de Atendimento ao Trabalhador.

“O objetivo é uniformizar as informações dos atendentes e coordenadores para facilitar o encaminhamento e a colocação dos trabalhadores no mercado de trabalho. Dessa forma, se tornam mais aptos e cientes das novas mudanças que ocorreram”, disse.

A abordagem privilegia temas como a intermediação de mão de obra, postagem de seguro-desemprego e captação de vagas e, de acordo com Juliana Franco, supervisora, na parte da tarde, da UAI de Venda Nova, a iniciativa da Sedese agrega valor.

"Essa iniciativa é ótima, primeiro porque integra todas as unidades e promove a comunicação entre elas, mas principalmente por causa da atualização dos conteúdos. Muitas vezes as informações disponibilizadas pelo Ministério do Trabalho são passadas por meio de normativas e a gente fica com dúvidas. Aqui temos um aprendizado e podemos aplicar o conhecimento no dia a dia”, avaliou.

Para a capacitação em Belo Horizonte foram convidados atendentes e coordenadores das unidades de Belo Horizonte, Betim, Contagem, Brumadinho, Caeté, Esmeraldas, Ibirité, Igarapé, Juatuba, Lagoa Santa, Mateus Leme, Matozinhos, Nova Lima, Pedro Leopoldo, Ribeirão das Neves e Justinópolis, Sabará, Vespasiano, Paraopeba, Sete Lagoas, Itabirito, Ouro Branco, Ouro Preto, Congonhas, conselheiro Lafaiete, Mariana.

Capacitações

As oficinas de reciclagem acontecem em todo o estado de Minas Gerais e este ano, a Secretaria de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social (Sedese) realizou duas capacitações, a primeira em Divinópolis (6 a 8/3) e a segunda em Montes Claros 20 a 22/3), que, juntas, contaram com a presença de cerca de 150 profissionais, de 56 municípios

Estão previstos mais cinco treinamentos a serem realizados nos municípios de Poços de Caldas, Ipatinga, Três Marias, Juiz de Fora e Uberlândia, entre os meses de abril a julho.