As Feiras de Economia Popular Solidária (EPS) que a Secretaria de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social (Sedese) vai realizar em diferentes pontos de Minas Gerais já têm datas definidas. Entre abril e junho deste ano, pelo menos onze cidades (veja tabela abaixo), de Territórios de Desenvolvimento diferentes, vão sediar feiras. De 9 a 11 de junho, Belo Horizonte recebe a Feira Estadual de EPS, que deve reunir cinco representantes de cada uma das 10 regionais do Fórum Mineiro de Economia Popular Solidária.

Feira

Além de abrir oportunidades financeiras para empreendedores de EPS de áreas como confecção, artesanato, alimentação, cosméticos, alimentos agroecológicos e orgânicos e higiene pessoal, as feiras pelo interior vão abrir espaço para a participação de artistas locais e de produtores de comidas típicas, frisa José Ribeiro, da Diretoria de Apoio à Participação Social da Sedese.

Simultaneamente, o ponto fixo mantido na Cidade Administrativa, que já realizou sua quarta edição, desde 2015, será mantido, segundo José Ribeiro, com eventos mensais. A mais recente feira nesse ponto fixo ocorreu entre os dia 7 e 9 de março, com a presença de empreendedores de Belo Horizonte, Juiz de Fora, Esmeraldas, Betim, Contagem, Santa Luzia e Vespasiano.

Os 60 grupos de empreendedores que participaram, representando entre 180 e 190 pessoas, alcançaram o faturamento, nos três dias de feira, de R$ 31.360,50.  Nas três feiras realizadas anteriormente no ponto fixo da Cidade Administrativa – em novembro e dezembro de 2015 e fevereiro deste ano –, os empreendedores sociais atingiram um faturamento de mais de R$ 100 mil.

 

 

CONFIRA AS DATAS DAS FEIRAS PELO ESTADO:

 

- 29 e 30 de abril: Uberlândia (Triângulo e Alto Paranaíba)

- 6 e 7 de maio: Juiz de Fora (Zona da Mata)

- 13 e 14 de maio: Diamantina (Vale do Jequitinhonha)

- 13 e 14 de maio: Montes Claros (Norte de Minas)

- 15 e 16 de maio: Governador Valadares (Vale do Rio Doce)

- 20 e 21 de maio: Paracatu (Noroeste)

- 22 e 23 de maio: Poços de Caldas (Sul de Minas)

- 28 e 29 de maio: São João del-Rei (Vertentes)

- 3 e 4 de junho: Teófilo Otoni (Mucuri)

- 9 a 11 de junho: Belo Horizonte, Feira Estadual

- Conselheiro Lafaiete (Região Campo das Vertentes): Data a definir