O Usina do Trabalho é um projeto de educação social e profissional que tem como objetivo principal a geração de renda através da inclusão produtiva do trabalhador em empreendimentos formais e autogestionados.

 

O projeto surgiu em 2008 com vistas a promover a geração de renda nos municípios contemplados pelo Travessia, um programa estruturador do Governo de Minas que atua nos municípios mineiros através de iniciativas concomitantes nas áreas de saúde, educação, gestão social, saneamento, intervenção urbana e geração de renda. Durante sua evolução, o Usina do Trabalho foi incluindo novas atividades, aumentando sua abrangência e escopo de atuação. Hoje, o projeto atua em duas frentes: qualificando e capacitando trabalhadores dentro do programa Travessia e atendendo demandas por trabalhador qualificado para o mercado formal e autogestionado. Dentro dessa última vertente, chamada de investimento produtivo, o projeto qualifica trabalhadores que o mercado formal ou autônomo necessitam.

 

Todos os cursos do Usina são gratuitos e elaborados com base em demandas prévias do programa Travessia e do eixo investimento produtivo, o que aumenta as chances do trabalhador conseguir uma colocação. O aporte do Governo de Minas nos dois anos do projeto foi de aproximadamente R$ 20 milhões, o que proporcionou a qualificação e capacitação de mais de 25 mil pessoas em centenas de profissões.

 

Conheça melhor o projeto

Ações deste programa

Não há items para os filtros especificados.