O Bolsa Merenda é um benefício ofertado pelo Governo do Estado de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), através de transferência de recursos para cerca de 380 mil estudantes da rede estadual de ensino.
O ticket, no valor de R$ 50 mensais, será destinado para os alunos inscritos no CadÚnico incluídos na faixa considerada de extrema pobreza.
Confira abaixo mais informações sobre o benefício:
1) O que é o Bolsa Merenda?
Benefício ofertado pelo Governo do Estado de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (SEDESE), através de transferência de recursos para uma parcela dos estudantes da rede estadual de ensino
2) Quais os alunos serão beneficiado com esta bolsa?
Serão beneficiadas as famílias que têm cadastro no CadUnico, com renda per capita menor que 89 reais mensais, e tem algum membro da família matriculado na rede Estadual de ensino.
3) Quais são os critérios para recebimento da bolsa?
Serão atendidas todas as famílias que atendem aos critérios acima.
4) Qual o número de alunos por família que será contemplado com a bolsa? Cada um receberá um cartão?
Serão contemplados todos alunos da família. O recurso será R$50,00 por aluno. Portanto se uma família tiver 3 alunos na rede Estadual de Educação básica a família receberá um único benefício (e cartão) no valor de 150,00
5) Os alunos do EJA, poderão ser contemplados?
Sim, desde que esteja cadastrado no CadÚnico e tenha renda familiar percapta de até 89 reais mensais.
6) Quanto tempo receberei a bolsa?
A bolsa será por quatro meses ou até as aulas retornarem.
7) Posso deixar de receber em algum momento?
Quando as aulas retornarem a bolsa será interrompida
8) Quando irei começar a receber a bolsa?
O pagamento acontece dois dias uteis após o cadastro aprovado no aplicativo PagBank. Para receber o benefício, o responsável pela família cadastrado no CAD, deverá baixar o aplicativo PagBank, disponível no Google Play e App Store e realizar o cadastro. Para quem não tem acesso à smartphone, deverá entrar no site https://cadastro.pagseguro.uol.com.br/. Nos demais meses o benefício será pago todo dia 18 do mês.
Em caso em dúvida sobre o benefício, acessar o site http://social.mg.gov.br/bolsa-merenda ou, em caso de dúvida sobre a conta, utilize as opções abaixo:
Para o público do interior e demais regiões, a partir de telefone fixo. Tel.: 0800-728- 2174
Para o público do interior e demais regiões, a partir de celular. Tel.: 0+OPERADORA +11 4003-1775 (exemplo. 015 11 4003-1775)
Contato via E-mail (bolsamerendamg@pagseguro.com.br)
9) Se eu não sacar o dinheiro e/ou movimentar a conta, a bolsa volta para o Estado?
Sim, se não houver nenhuma movimentação na conta em até 90 dias após a disponibilidade do auxílio, o dinheiro será recolhido.
10) Como faço para saber se irei receber a bolsa?
Basta fazer a consulta com seu cpf no site: http://social.mg.gov.br/bolsa-merenda
11) Onde posso me cadastrar para receber a bolsa?
Se sua família está contemplada no benefício você precisa cadastrar uma conta digital no aplicativo PagSeguro. É necessário o envio da foto legível do documento (RG e CNH) e da selfie segurando esse documento.
12) Outra pessoa pode fazer o cadastro em meu nome?
Você pode fazer o cadastro em qualquer celular mesmo que ele não seja seu, sendo que o benefício será concedido apenas para o CPF cadastrado. Pedimos o maior cuidado para não deixar informações confidenciais com terceiros e o acesso a sua conta que permitirá utilizar o recurso. Em caso de necessitar utilizar o celular de outra pessoa recomendamos o apoio de familiares e amigos próximos que o beneficiário tem confiança.
13) Poderei fazer o saque do valor da bolsa?
Sim. Aproximadamente 20 dias após a criação da conta você receberá em sua casa um cartão físico para ser utilizado na rede 24h nela você poderá realizar o saque do saldo da conta corrente.
14) Quem não tem acesso a internet, telefone, tablete como poderá fazer a solicitação do beneficio?
Para receber o benefício, o responsável pela família cadastrado no CAD, deverá baixar o aplicativo PagBank, disponível no Google Play e App Store e realizar o cadastro. Para quem não tem acesso à smartphone, deverá entrar no site https://cadastro.pagseguro.uol.com.br/
Após o cadastro, cartão chegará em até 20 dias úteis na sua residência. Caso o cartão não chegue, favor entrar em contato com o pagseguro pelo telefone
Para o público do interior e demais regiões, a partir de telefone fixo. Tel.: 0800-728- 2174
Para o público do interior e demais regiões, a partir de celular. Tel.: 0+OPERADORA +11 4003-1775 (exemplo. 015 11 4003-1775)
Contato via E-mail (bolsamerendamg@pagseguro.com.br)
15) O CRAS pode fazer a solicitação da bolsa para mim?
Não compete ao Centro de Referência de Assistência Social realizar o cadastro ou solicitar a bolsa para o beneficiário.
16) Posso pegar o meu cartão no CRAS ou na minha escola?
Não, o cartão será entregue no endereço após o cadastro no PagSeguro
17) Por que não vou receber?
Porque receberão estudantes da rede estadual inscrito no CadÚnico na parcela considerada de extrema pobreza (aqueles que a média salarial per capita da família não ultrapasse os R$ 89) irá receber. Para saber mais acesse: http://social.mg.gov.br/bolsa-merenda
18) O benefício é um por aluno matriculado?
Sim.
19) Quanto tempo vou receber o benefício?
Todos irão receber por até 4 meses a partir de abril.
20) O que posso comprar com o benefício?
Com o valor, o beneficiário terá acesso a compra de alimentos em supermercados, padarias, sacolões, feiras livre, lanchonetes e outros locais.
21) Quais estabelecimentos vão receber o benefício?
Num primeiro momento, via QR Code, qualquer estabelecimento que tiver uma máquina PagSeguro (Moderninha Pro, Moderninha X, Moderninha Plus e Moderninha Smart). Depois, com a chegada do cartão, qualquer estabelecimento que aceite a bandeira VISA poderá concluir a compra.
22) Quando serão entregues os cartões?
O beneficiário terá acesso ao recurso por meio da plataforma digital PagSeguro em até dois dias após o cadastro e poderá utilizar o benefício por meio de transferências via aplicativo, pagamentos de boletos ou pagamento digital por QR Code. Os cartões, por sua vez, chegarão com o prazo máximo de 20 dias úteis após o cadastro aprovado pelo PagSeguro.
23) Quando vou começar a receber o benefício?
Dois dias úteis depois de se cadastrar e for aprovado no aplicativo do PagSeguro no primeiro mês. Nos outros meses todo dia 18
24) Caso o beneficiário realize o cadastro apenas no segundo, terceiro ou quarto mês do benefício, ele terá direito a requerer os valores dos meses anteriores ao cadastro?
Sim.
25) O que é Cash Back? Como ter direito?
Além dos serviços gratuitos oferecidos pelo PagSeguro PagBank, oferecemos uma série de promoções e incentivos para o uso da conta, com pagamento de dinheiro de volta para o consumidor – cashbacks
Adicionalmente ao benefício a ser ofertado pelo governo de Minas Gerais o PagSeguro PagBank irá ofertar os seguintes:
Abertura de Conta - Ao abrir a conta e receber a Bolsa Merenda cliente receberá mais R$20 reais de cashback, financiado 100% pelo Pagseguro PagBank
QR Code – utilizando o pagamento sem contato “QR Code” na rede credenciada PagSeguro, o cliente recebe 10% de cashback, limitado a R$ 30 por mês.
Recarga de Celular – ao fazer uma Recarregando Celular pré-pago no PagBank o cliente recebe 2% de cashback limitado a R$500 por mês.
26) Como faço cadastro no PagSeguro?
1. Baixe o super app PagBank e o acesse de seu celular
2. Informe seus dados cadastrais
3. Crie um PIN (Senha) e garanta mais segurança nas transações
4. Para finalizar, envie a foto do RG ou CNH do titular da conta e uma selfie do mesmo segurando esse documento. Ambas as fotos tem que estar legível para validação
5. Não se esqueça de pedir seu cartão da conta Visa que consegue usar em milhares de lugares.