Instâncias de Articulação

Uniões Regionais de Conselhos Municipais de Assistência Social - URCMAS

As Uniões Regionais de Conselhos Municipais de Assistência Social – URCMAS são fóruns de caráter consultivo e permanente, tem como objetivo mobilizar, articular e fortalecer os Conselhos Municipais de Assistência Social para, coletivamente, apresentarem propostas ao CEAS, aos Fóruns de usuários, de trabalhadores e de entidades, no exercício de participação das instâncias municipais, na proteção, na defesa, na vigilância e no controle social da Política de Assistência Social nas respectivas regiões de Minas Gerais. Também, são espaços para troca e relatos de experiências, onde se discutem as necessidades dos usuários e se desenvolve a participação. É um movimento coletivo que traz em si outros movimentos ampliando-se a participação e o direito. Também, é um fórum analítico e reflexivo que oportuniza a criação de novos direitos.

A área de abrangência das URCMAS terá como parâmetro a área de abrangência das Diretorias Regionais da SEDESE, conforme Decreto Estadual nº 47.067/2016.

O CEAS instituiu as URCMAS por meio da resolução n.º 580, de 27 de outubro de 2016.

Fórum dos (as) Trabalhadores (as) do Sistema Único de Assistência Social

Os Fóruns dos (as) Trabalhadores (as) do Sistema Único de Assistência Social são considerados como espaços coletivos, autônomos, apartidários e sem qualquer tipo de vínculos com o governo. São compostos por instâncias de níveis nacional, estaduais regionais e municipais. Esses Fóruns têm por objetivo incentivar a articulação política e a representação dos (as) trabalhadores (as) na participação de discussões, deliberações, controle e gestão do Sistema Único de Assistência Social.

As Resoluções CNAS nº 17/2011, Resolução CNAS Nº 09/2014 e Resolução CNAS Nº 06/2015 definem e expressam o entendimento acerca dos trabalhadores (as) do SUAS.

Frente Mineira em Defesa do SUAS e da Seguridade Social

A Frente Mineira em Defesa do SUAS (Sistema Único de Assistência Social) e da Seguridade Social é constituída por um conjunto de várias entidades e movimentos sociais, as quais representam as lutas dos trabalhadores (as), gestores (as), entidades e usuários da Política de Assistência Social. De iniciativa popular, tem o objetivo de lutar contra os retrocessos que retiram direitos conquistados pelos brasileiros e ameaçam os avanços sociais do País.

Pesquisar no Blog

Assine nossa Newsletter

Vigilância Socioassistencial

Siga-nos