Capacita SUAS

O Programa Nacional de Capacitação do SUAS (Capacita SUAS) integra o Eixo 2 – Capacitação Continuada – do Programa Qualifica SUAS, da Secretaria de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social (Sedese). Sua execução em Minas Gerais tem se dado de forma articulada com as ações de Apoio Técnico e Supervisão Técnica, que também compõem eixos do Qualifica SUAS.

O Capacita SUAS foi instituído por meio da Resolução nº 8 do Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS). Compreende a definição de diretrizes e matrizes de cursos a nível nacional e a operacionalização dos cursos pelos governos estaduais em parceria com Instituições de Ensino Superior (IES), que visam:

a) garantir oferta de formação permanente para qualificar profissionais do SUAS no provimento dos serviços e benefícios socioassistenciais;
b) capacitar técnicos e gestores do SUAS para a implementação das ações dos Planos Estratégicos do governo brasileiro;
c) induzir o compromisso e a responsabilidade do pacto federativo do SUAS com a Educação Permanente junto às Secretarias Estaduais e do Distrito Federal; e,
d) aprimorar a gestão do SUAS nos estados, no Distrito Federal e nos municípios.

O Capacita SUAS destina-se aos trabalhadores do SUAS que atuam na rede socioassistencial governamental e não governamental, assim como aos gestores e demais trabalhadores que atuam nos órgãos de gestão do sistema em âmbito municipal, distrital e estadual (secretarias de assistência social) e aos agentes de controle social no exercício de suas competências e responsabilidades nos conselhos de assistência social.

A Sedese decidiu pela oferta dos cursos de forma regionalizada no estado de Minas Gerais, buscando assim uma maior aproximação com os municípios. Os cursos serão ofertados em 21 (vinte e um) polos de capacitação, de acordo com a distribuição geográfica das Diretorias Regionais da Sedese e lista de municípios a elas referenciados.

O Capacita SUAS em Minas Gerais tem sido ofertado pelas seguintes Instituições de Ensino Superior cadastradas na Rede Nacional de Capacitação e Educação Permanente do SUAS (RENEP/SUAS) e vencedores da licitação realizada: Centro Universitário Sul de Minas (Unis-MG), Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (Campus Muzambinho).

Os cursos presenciais, que tem carga horária de 40 horas/aulas e cinco dias de duração cada, foram divididos em duas fases:

A 1ª fase aconteceu em 2016, com os cursos:

  • Gestão Financeira e Orçamentária do SUAS;
  • Atualização Sobre Especificidade e Interfaces da Proteção Social Básica do SUAS;

A 2ª fase teve início em 2017 com os cursos:

  • Atualização em Vigilância Socioassistencial do SUAS;
  • Introdução ao Exercício do Controle Social do SUAS;

E prossegue em 2018 com o curso:

A Comissão Intergestores Bipartite (CIB) deliberou sobre a distribuição das vagas entre os 853 municípios mineiros e ainda o perfil do público a ser qualificado. A Resolução CIB nº 03/2018, de 18 de abril de 2018, “altera os Artigos 2 e 4 da Resolução 02/2016 que pactua a quantidade e o perfil dos alunos, bem como responsabilidades dos entes, para a execução do Programa Capacita SUAS”. Caberá ao Estado fornecer vale-refeição e hospedagem, esta última para alunos oriundos de municípios distantes mais de 70 km do polo de capacitação. Caberá aos municípios as despesas de deslocamento de todos os seus representantes.

Pesquisar no Blog

Assine nossa Newsletter

Vigilância Socioassistencial

Siga-nos