Creas Regionais

Regionalização da Proteção Especial da Média Complexidade

A Regionalização é uma estratégia prevista nas normativas do SUAS para atendimento a um conjunto de municípios onde a baixa demanda de situações de violação de direitos em cada município, combinada com a alta vulnerabilidade social encontrada, justifiquem a oferta de serviços da Proteção Especial de forma regionalizada e não municipalizada por meio dos CREAS regionais (prevista no ART. 15, inciso IV da NOB SUAS/2012  como competência do Estado: - organizar, coordenar e prestar serviços regionalizados da proteção social especial de média e alta complexidade.)

Os CREAS Regionais cumprem a função de ofertar o PAEFI (Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos) para um conjunto de municípios que compõem a área de abrangência da oferta.

A ideia da regionalização estrategicamente visa garantir a universalização do acesso aos serviços socioassistenciais e aos direitos e seguranças afiançadas pelo SUAS, bem com ao integralidade da proteção socioassistencial.

Para o funcionamento do serviço, a dinâmica da oferta regional ocorre a partir da associação do trabalho social executado pela equipe de referência regional que está situada no CREAS e na Referência Técnica de Proteção Especial presente em cada um dos municípios abrangidos, realizando os atendimentos, acompanhamentos, articulação com os atores da rede de proteção socioassistencial e com o sistema de garantia de direitos.

Unidades de CREAS Regional

 

CREAS Regional Médio e Baixo Jequitinhonha  (Almenara)

Atende os municípios:    Bandeira, Mata verde, Palmópolis, Rio do Prado e Rubim

         Contato: (33) 3721-2398                                            

 

CREAS Regional Alto Jequitinhonha (Diamantina)

Atende os municípios:    Couto de Magalhães de Minas, Datas, Felício dos Santos, Gouveia, Presidente kubitschek, São Gonçalo do Rio Preto, Senador Modestino, Gonçalves e Monjolos.

         Contato: (38) 3531-8622                                            

 

CREAS Regional Vale do Rio Doce (Peçanha)

Atende os municípios: Coroaci, Frei Lagonegro, Nacip Raydan, Peçanha, São José do Jacuri, São Pedro do Suaçui e Virgolândia

         Contato: (33) 3411-2193                                            

 

CREAS Regional Mucuri (Águas Formosas)

Atende os municípios: Águas Formosas, Bertópolis, Crisólita, Fronteira dos Vales, Santa Helena de Minas e Umburatiba

         Contato: (33) 3611-1956                                          

                                                                                                                                               

Atribuições

Nos CREAS Regionais, as atribuições estão previstas, conforme descrito a seguir:

Aos profissionais de nível superior (advogado, assistente social e psicólogo) cabe, sem prejuízo ao perfil e atribuições já definidas nas “Orientações Técnicas: Centro de Referência Especializado de Assistência Social” (Brasil, 2011, p. 99), compete:

 Planejar conjuntamente com as referências técnicas de proteção social especial de âmbito municipal as intervenções e acompanhamento aos indivíduos e famílias atendidos pelo CREAS;

 Construir, de forma participativa com as referências técnicas de proteção social especial de âmbito municipal e os usuários, o Plano de Acompanhamento Individual ou Familiar, de forma integrada ao prontuário SUAS;

 Propor objetivos comuns para as equipes, fomentando o trabalho cooperado de saberes e técnicas;

 Realizar contato, preferencialmente semanal, com as referências técnicas proteção social especial de âmbito municipal para monitoramento e acompanhamento da evolução dos casos, bem como para troca de informações no âmbito dos serviços;

 Realizar atendimento in loco e acompanhamento dos casos, nos municípios de execução dos serviços;

 Participar, apoiar o planejar, execução e avaliação no âmbito do território, campanhas e ações de socioeducação;

 Proporcionar momentos de estudo e reflexão sobre o processo de trabalho entre a equipe de referência e as referências técnicas.

 

Atuação das Equipes de Referência do CREAS Regional

De acordo com o caderno Curso de Proteção Social no SUAS a Famílias e Indivíduos em Situação de Violação de Direitos, bem como nas Orientações Técnicas: Centro de Referência Especializado de Assistência Social, seguem alguns apontamentos sobre o trabalho da equipe de referência.

O CREAS é uma unidade publica estatal, de abrangência municipal ou regional, referência para a oferta de trabalho social com famílias e indivíduos em situação de risco pessoal e social. Tem como principal serviço o PAEFI, que desenvolve trabalho social especializado com famílias e indivíduos,
oferecendo apoio, orientação e acompanhamento familiar, diante do conjunto de condições que os vulnerabilizam e/ou os submetem a situações de risco pessoal e social.

A equipe de referência realiza identificação das situações, busca ativa, aproximação, abordagem, atenção às necessidades básicas, buscando promover o acesso à rede de serviços socioassistenciais e às demais políticas públicas na perspectiva da garantia de direitos. A equipe deve buscar a construção gradativa de vínculos de confiança que favoreça o desenvolvimento do trabalho social continuado com as pessoas atendidas e o referenciamento aos demais serviços socioassistenciais.

 

LOGO BRANCA

 

   Selo OGE

 

 

 

Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social - SEDESE

CNPJ: 05.465.167/0001-41

 

Endereço:

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves 

Rodovia Papa João Paulo II, 4.143

Prédio Minas, 14º andar

Bairro Serra Verde - Belo Horizonte/MG

CEP: 31630-900

 

Siga nossas redes:

 facebook     twitter instagram   

 

Horário de funcionamento:

08:00h às 18:00h 

 

Aspectos legais e responsabilidades

Política de Privacidade